Todo vidro é reciclável? Saiba como fazer seu descarte corretamente

Todo vidro é reciclável? Saiba como fazer seu descarte corretamente

Você sabia que nem todos os objetos de vidro podem ser enviados à reciclagem? Nós te explicamos o que pode ou não ser enviado e como fazer o descarte correto desse material.

O vidro não é biodegradável e permanece na natureza por cerca de dez mil anos. Por isso, o descarte desses materiais em locais inapropriados pode ser muito prejudicial ao meio ambiente.

A reciclagem de vidro é extremamente importante para o meio ambiente. Esse material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Outro fator devemos levar em conta, é que a essa prática é fonte de renda para milhares de pessoas, que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais.

Outros benefícios da reciclagem são a redução do consumo de recursos naturais, como areia, barrilha e calcário. Além disso, reciclar vidro é mais econômico do que produzi-lo a partir de matérias-primas virgens, pois demanda menos energia no processo de fusão e ainda reduz a emissão de CO2. O vidro é 100% reciclável e pode passar infinitamente por esse processo. Podendo ser fundido com uma parte de matéria-prima virgem ou somente com cacos de vidro. O material apresenta excelente desempenho quando reciclado, sem nenhuma perda de volume. Com um quilo de cacos, por exemplo, é possível fazer um quilo de vidro novo.

O que pode ser reciclado?

Nem todos os objetos de vidro podem ser enviados à reciclagem e para você não ter nenhuma dúvida, separamos algumas informações para te ajudar no processo de separação dos materiais.

O primeiro passo é procurar os postos de coleta em sua cidade ou os dias em que o caminhão de coleta seletiva passa no seu bairro. Dessa forma, além de ajudar na preservação do meio ambiente, essa iniciativa colabora com o trabalho dos profissionais que recolhem e separam os materiais recicláveis. Confira abaixo a lista de materiais recicláveis e não recicláveis de vidro:

Recicláveis

– Garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos, pratos e vidros de janelas.

Não recicláveis

– Espelhos, vidros temperados, refratários, louças de porcelana ou cerâmica, cristais, lâmpadas, vidros especiais (como tampa de forno e micro-ondas) e ampolas de remédios.

Antes de enviar o material para a reciclagem, é importante limpá-los. Os rótulos nos objetos podem ser mantidos. Já as tampas devem sempre ser removidas.


Para garantir a segurança dos profissionais que fazem a coleta, é imprescindível que eles estejam enrolados em jornal ou papelão, independente de estarem inteiros ou em cacos.

O processo de reciclagem do vidro

O processo de reciclagem do vidro consiste nas etapas de triagem, separação de contaminantes, trituração e molde. Na primeira etapa, o vidro é separado por tipo e cor, o que facilita nos próximos passos da reciclagem. Depois, eles são separados de contaminantes para remover todas os elementos que não são vidro, como gargalos, tampas, pedras, porcelanas, metais etc.

Em seguida, o material é triturado em pedaços, que vão para as recicladoras e fabricantes de embalagens de vidro.

Na última etapa, o molde, os cacos de vidro são fundidos em fornos com temperatura acima dos 1.300°C. Com o vidro derretido, ele é usado na produção de novas garrafas e potes, que vão para diversas fábricas para envasar seus produtos. Que tal fazer parte da preservação do nosso meio ambiente e começar a reciclar, não apenas vidro, mas outros materiais também?

Fale Conosco

#Fazpartedenos